Trabalhe seu corpo com a capoeira

É uma arte marcial com quase cinco séculos de antiguidade, desenvolta no Brasil pelos escravos oriundos da África. Inicialmente foi utilizada como método de defesa. Um treinamento tanto do corpo como da mente. Quer conhecê-la?

Baseada em tradicionais você dança e rituais africanos, combina movimentos tanto de flexão como de elongação, realizados ao ritmo de instrumentos de percussão. A capoeira, é um excelente exercício com múltiplos benefícios para nosso corpo. É um expressão cultural que acrescenta dança, música e cultura popular à luta. Sua característica principal são os movimentos complexos e ágeis, utilizando a maioria do corpo. Se diferença de outros tipos de lutas, porque é acompanhada com música e normalmente o ritmo da mesma define o tipo de repente.
capoeira
A música é um dos pontos fundamentais desta arte marcial e está composta por vários instrumentos, sendo o principal o berimbau. As letras das músicas variam muito, elas podem conter histórias de grandes capoeiristas famosos e também histórias cotidianas de pessoas simples. Existem vários golpes na capoeira, alguns deles são: chibata, morcego, martelo, macaco, rasteira, o amazonas e ginga. Nas rodas, que sempre são lutas amistosas, não existe o contato físico, há uma marcada sonoridade que simboliza uma festa rítmica, onde o espírito se manifesta livremente.

Os benefícios de sua prática são enormes, combina flexões com elongação de diferentes músculos do corpo, sempre ao ritmo de música muito contagiosa, que faz desta ginástica um momento de prazer e diversão. Esta disciplina lhe outorga ao corpo força e coordenação, além de tonificar os músculos. Seus movimentos são suaves e amplos pelo geral em forma circular. Um dos movimentos principais é a ginga que tem duas posições: a básica e a paralela. Na primeira uma das pernas se coloca ao frente com o joelho refletida, enquanto a perna de atrás permanece reta apoiada sobre a ponta do pé. Na paralela, ambas pernas se separam e se apóiam uma ao lado da outra, alternando com a posição básica.

A ginga se combina com movimentos de braços e pernas mas sem contato. Além de ser considerada uma modalidade esportiva, traz benefícios para nossa vida diária, porque trabalha diretamente com a agilidade, reflexos, raciocínio e estratégia. A Capoeira não se realiza mal com o corpo, mas também com a mente, sendo necessário utilizar as características mencionadas que melhoram com cada treinamento.

O grau de perfeição nessas áreas aumenta proporcionando uma visível melhoria no trabalho, estudo e na vida pessoal.

Publicidade

Leia Também

BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO
  • CUIDAR DO CORPO
  • O QUE É GLICOSE?
  • A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA ÁGUA
  • O QUE É TRIGO?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>