Razões para caminhar mais

40% dos adultos não caminham nada e se passam a maioria do tempo sentados e esta porcentagem foi em aumento os últimos anos. A inatividade foi fomentada nas últimas décadas com o auge das escadas rolantes, os controles remotos, as aspiradoras, os automóveis, etc.
pernas-praia
Caminhar é uma atividade que, além de fortalecer a saúde, acrescenta fatores extras como ser o benefício mental que contribui o estímulo visual recolhido nas caminhadas e a relação com diferentes lugares e pessoas. Quais são os 10 benefícios de caminhar?

1) Caminhar fortalece o coração reduzindo as probabilidades de complicações cardiovasculares. Está demonstrado que, por exemplo, as enfermeiras que caminham muitas horas por semana possuem 35% menos de complicações cardíacas que outras mulheres sedentárias de sua mesma idade.

2) Caminhar é bom para seu cérebro. A função cognitiva se vê melhorada com uma caminhada diária. Especialmente as pessoas da terceira idade reduzem o risco de complicações nos vasos cerebrais reduzindo as probabilidades de demência senil entre outras doenças.

4) Caminhar previne a diabete tipo 2. Caminhar 150 minutos por semana pode reduzir o risco da diabete em 58%.

5) Caminhar melhora a resistência cardiorrespiratória. O aumento de resistência pulmonar conduzirá a pulmões mais sãos e fortes, capazes de resistir melhor qualquer infecção viral ou bacteriana.

6) Caminhar ajuda a aliviar os sintomas da depressão. Caminhar durante 30 minutos por dia ajuda notavelmente a evitar ou aliviar a depressão.

7) Caminhar reduz o risco de câncer de cólon e de mama. Caminhar a passo firme durante algo mais de uma hora por dia reduz notavelmente o risco de desenvolver câncer de cólon em 20%. Além disso, ao melhorar a irrigação de todos os órgãos do corpo o sistema de defesa do organismo funciona muito melhor.

8) Caminhar é bom para seus ossos. As mulheres pós-menopáusicas devem caminhar pelo menos 1 milha ou 1Km e meio. Desta forma se alcança uma maior densidade óssea o que previne hérnias entre outros benefícios.

9) Caminhar evita a obesidade e os depósitos de celulite. Uma caminhada forte e curta várias vezes por dia alcança ter o mesmo efeito que uma sessão de ginástica aeróbica na manutenção do peso corporal porque equilibra o metabolismo.

10) Caminhar melhora a capacidade física para resistir outras doenças.

Não há nenhuma condição física de estética ou de saúde que não se favoreça com o hábito de caminhar. Caminhar não é só para os pés e as pernas mas é beneficente para o corpo inteiro e a mente.

Publicidade

Leia Também

PORQUE É UM HÁBITO SAUDÁVEL CAMINHAR
  • BENEFÍCIOS DE CAMINHAR UMA HORA POR DIA PARA PERDER PESO
  • Dicas para cuidar do sistema circulatório
  • Seduzir tauriano
  • Os benefícios de caminhar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>