Prevenir as varizes

A maior parte das mulheres se preocupa muito quando começam a surgir aqueles pequenos derrames cor vermelho nas pernas, que são a primeiras manifestações das tão temidas varizes.
Existem pessoas que têm maior predisposição a ter dilatação nas veias, no entanto, há certos hábitos que também contribuem para o surgimento das varizes.

As varizes são uma dolência crônica com uma evolução progressiva e a primeira manifestação surge aproximadamente aos 20 anos.

As mulheres têm maior predisposição a ter varizes que os homens, isto pode estar relacionado com uma questão hormonal, apesar que não existem estudos que categoricamente afirmem esta tendência.

No entanto, sim se comprovou que a gestação é um dos fatores que trazem aparelhada a aparição de varizes. Outro momento da vida em que acostumam aparecer nas veias, já que cerca de 70% da população da terceira idade sofrem desta dolência e de acordo aos especialistas isto se deve ao envelhecimento das paredes das veias o que contribui à dilatação das mesmas.

Também a herança genética é outro fator que pode influir, mas isto não está cientificamente comprovado assim como a propensão feminina para esta doença, mas se o tem como causa provável.

A menopausa é o causador de um desequilíbrio hormonal e isto causa alterações venosas.

A boa notícia é que existem alguns cuidados que se podem tomar para controlar a aparição de varizes como por exemplo:

* Controlar o peso: A obesidade é um fator que contribui para que se dilatem as veias, porque o excesso de peso sobrecarga a função das pernas.
* Prática de exercícios físicos: Os músculos fortalecidos ajudam à boa circulação.
* Posição: É conveniente não estar muito tempo em uma mesma posição e o ideal é fazer alongamentos cada duas horas, principalmente se desenvolvem tarefas onde se está muito tempo de pé.
* Meias elásticas: Estas ajudam à circulação de sangue.
* Tabaco: Evitar o tabaco é essencial para ter boa circulação.
* Vestimenta: Se deve procurar utilizar roupa que seja ampla, suave e ventilada.
* Calçado cômodo: imprescindível utilizar sempre que se possa calçado amplo e suave.
* Massagens: Contribuem alívio depois de uma jornada de trabalho já seja que se esteve muito tempo de pé ou sentada, se podem fazer as massagens com cremes específicas, depois de um banho ou ducha fria.

Publicidade

Leia Também

É BOM O ESPORTE PARA AS VARIZES?
  • PORQUE APARECEM VARIZES
  • BENEFÍCIOS DAS CEREJAS
  • BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO
  • BENEFÍCIOS DE CONSUMIR CACAU

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>