O QUE SÃO OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS

Quando a origem de um problema físico tem seu ponto de partida em um aspecto psicológico, então falamos de transtornos psicossomáticos.

Ter sintomas físicos e não saber de onde procedem. Provar de tudo para solucionar esses problemas mas nada, que não se solucionam. Em muitas ocasiões, quando um paciente tem problemas físicos, costuma ter uma origem psicológica e estamos falando de um transtorno psicossomático.psicosomático
Assim, parece claro que o poder da mente é essencial para que o organismo se encontre em ótimas condições. Há momentos nos quais um problema psicológico tem uma clara manifestação física. Mas, o difícil é demonstrar que essa relação corpo-mente é assim, que é a mente a que origina os problemas físicos.

Dentro dos transtornos psicossomáticos nos encontramos com diferentes síndromes, como a somatização. Trata-se de uma série de sintomas que se produzem em diferentes órgãos do corpo. Entre eles destaca a dor de cabeça, a acidez ou a dor de costas, entre outros. Também podemos destacar a dor psicógeno, que são essas dores que não é possível explicar, ou a dismorfofobia, com a qual uma pessoa que não tem problemas físicos se vê como se os tivesse. Também está a hipocondria, que é quando uma pessoa acha ter problemas físicos quando na verdade não tem nada.

Possivelmente, o stress com o qual convivemos na atualidade seja um dos fatores que empurrem a que os transtornos psicossomáticos cresçam. O stress costuma causar ansiedade, que por sua vez ativa o sistema nervoso autônomo e uma série de hormônios, o que faz com que se aumente o batimento cardíaco e a pressão arterial.

O principal problema que apresentam os transtornos psicossomáticos é o complicado que é detectá-los.

Publicidade

Leia Também

O QUE SÃO BIOFLAVONÓIDES
  • BENEFÍCIOS DE COMER MARISCOS
  • A ABÓBORA E SEUS BENEFÍCIOS
  • BENEFÍCIOS DE CONSUMIR CACAU
  • O QUE É A VITAMINA B-12

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>