Lista de alimentos antioxidantes

Como conceito geral se pode dizer que os antioxidantes são moléculas capazes de retardar ou prevenir a oxidação de outras moléculas, são um grupo de vitaminas, minerais, corantes naturais e outros compostos de vegetais, que bloqueiam o efeito prejudicial dos denominados radicais livres.

A maior parte dos antioxidantes os encontramos em: vegetais, frutas, legumes, verduras e hortaliças ou cereais integrais por isso é tão importante incluí-los em nossa dieta.

Existem células em nosso corpo que se renovam em forma contínua (desde a pele até os intestinos) e outras que não (células do fígado, neurônios) com o tempo, os radicais livres podem produzir uma alteração genética sobre as primeiras e reduzir a funcionalidade das segundas (as células que não se renovam) situação característica do envelhecimento.

Há fatores que aumentam a produção de radicais livres como por exemplo o consumo de dietas ricas em gorduras, exposição excessiva aos raios você solar, pratica exercício físico em forma intensa, o fumar, etc.

Apesar que o ingerir alimentos ricos em antioxidantes diminui o risco de certas patologias, não modificam a deterioração normal que comporta a velhice nem permite que vivamos mais anos.

Aqui uma lista de algumas das Nutrientes e substâncias não nutritivas que atuam como antioxidantes:
alimentos
* Vitamina C: se encontram em frutas e verduras frescas e cruas, como kiwi, mango, abacaxi, caqui, cítricos, melão, tomate, frutas, hortaliças em geral.
* Vitamina E: se encontra no germe de trigo, azeite de soja, germe de cereais de grão inteiro, azeite de oliva, vegetais de folha verde e frutos secos.
* Vitamina A; alguns alimentos ricos em betacaroteno são: todas as verduras de cor verde ou vermelho, alaranjado e amarelo (cenoura, espinafres, abóbora) e frutas como (cerejas, melão, pêssego).

Entre os minerais encontramos:

* Selênio: carne, pescados, mariscos, cereais, ovos.
* Zinco: carnes, vísceras, cereais completos, ovos e legumes
* Cobre: fígado, pescado, mariscos, cereais completos e legumes.

Dentro dos aminoácidos:

* Cisterna: Se encontra em carne, pescado, ovos e lácteos. É importante para a produção de enzimas contra os radicais livres.

Outros compostos vegetais:

* Flovonoides: estão presentes no mundo vegetal, protegem o sistema cardiovascular. Se encontram nas verduras de folha verde, as fruta vermelhas e roxas e nos cítricos.
* Isoflavonas: se encontra na soja e em alguns de seus derivados como o tofú (queijo de leite de soja).
* Ácido Alfa-lipoico: ajuda a neutralizar os efeitos dos radicais livres e potência as funções antioxidantes das vitaminas C e D, abunda no tomate.
* Co-enzima Q: muito mais que um antioxidante se encontra na carne, vísceras, pescado, sardinhas cacau.

Apesar que a cada dia se sabe mais sobre os benefícios dos antioxidantes, não é possível assegurar se é conveniente ou não a suplementação diária, pois se desconhecem as doses adequadas, por isso o mais correto é seguir uma alimentação variada e equilibrada, na qual não faltem os vegetais e não abusar de suplementos e alimentos enriquecidos com antioxidantes.

Publicidade

Leia Também

ALIMENTOS PARA FORTALECER SUA PELE
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA O CORAÇÃO
  • WWW.QUERO.COM.BR, QUERO ALIMENTOS
  • BENEFÍCIOS DE COMER FRUTAS
  • ALIMENTOS ENERGÉTICOS

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>