INSOLAÇÃO – O QUE É e CAUSAS

Passar muito tempo expostos ao sol pode produzir-nos uma insolação, um dos efeitos mais prejudiciais que se produzem pela elevada exposição ao sol.

A insolação é um golpe de calor que se produz por uma exposição de longa duração ao calor. Também pode produzir-se por realizar exercício físico intenso, durante um tempo prolongado ou por trabalhar em um ambiente caloroso e úmido.

Em todos estes casos, a causa principal que provoca o golpe de calor é que o organismo perde abundantes líquidos pelo suor, e como consequência se desidrata. Assim, se produz um aumento da temperatura, ressecamento da pele, que se volta avermelhada e quente, muito quente. Também é frequente que o paciente sofra dor de cabeça, náuseas, sonolência e sejam intensa.insolacao
Mas isso não é tudo, já que outra das consequências que pode produzir são os enjoos e inclusive um estado de confusão, convulsões e a posterior perda de consciência.

Há muita gente que não se tomada a sério os golpes de calor ou as insolações. Trabalhadores que estão de sol a sol com seu trabalho, turistas que não descansam ao longo do dia, esportistas que não descem a intensidade nas horas centrais do dia ou banhistas que na praia estão “volta e volta” ao sol, são candidatos perfeitos para sofrer uma insolação.

Entre as medidas mais imediatas que você pode seguir uma vez produzida uma insolação é tratar de descer a temperatura do corpo com toalhas molhadas, submergindo o corpo em água fria. Para prevenir a insolação, é tão simples como evitar estar muito tempo exposto ao sol. Se você está na praia tomando o sol, utilize protetor solar e mantenha hidratado.

Publicidade

Leia Também

CAUSAS DA HIPERTENSÃO
  • PRINCIPAIS CAUSAS DE DOR NO PÉ
  • PORQUE APARECEM VARIZES
  • Como evitar o mau hálito
  • WWW.MOVIMENTOGOTADAGUA.COM.BR, MOVIMENTO GOTA D’ÁGUA

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>