Conhecendo nossa pele

Nossa pele se encontra formada por três capas, exterior, intermédia e a interna. Sabemos que a manutenção de uma pele saudável e cuidada é um trabalho pessoal. Mas; Conhecemos suficientes os fatores que afetam nossa epiderme?

A exterior se chama epidermes e é a barreira natural do corpo, principal meio de refrigeração e ventilação. A intermédia chamada derme, ali se encontram os vasos sanguíneos, terminações nervosas, vasos linfáticos, glândulas sudoríparas, células gorduras e folículos pilosos.
A interna que se chama hipoderme é a que contém o tecido gorduroso, vasos sanguíneos e linfáticos, é a que protege a todos os órgãos.

O envelhecimento se produz na segunda capa (dermes) que é a que está formada por 70% de colágeno, com os anos o chamado tecido conectivo vai perdendo a capacidade de absorver umidade e por isso a pele vai ficando mais seca. Hoje em dia existe no mercado creme que possui colágeno solúvel que é aquele que pode ser absorvido pela pele e regenerar a epiderme eliminando esse aspecto envelhecido.

Na derme é onde encontramos uma grande reserva de água sendo o tecido que sustenta a pele já que tem uma estrutura fibrosa.

A Hipoderme está constituída por tecido adiposo, sua função é a de separar a derme dos músculos e também das partes profundas, tem como função dar-lhe à pele flexibilidade e também isolamento térmico.

A pele tem como função criar uma barreira protetora frente à entrada de substâncias que resultam nocivas e a saída daquelas que são imprescindíveis para o funcionamento correto do corpo. Também atua como uma barreira anti agressões mecânicas (compressão, estiramento) térmicas (as mudanças de clima) e ultravioletas (mediante a formação de melanina), no entanto algumas radiações ultravioletas penetram e podem lesar células cutâneas.

Por último também tem uma função de barreira frente à entrada de microorganismos (por ex. o pêlo, as glândulas sudoríparas, glândula sebácea, vasos sanguíneos).

A pele é um dos principais órgãos de nosso corpo, por essa razão devemos ter especiais cuidados, se conhecemos como está composta e como funciona nos permitirá atendê-la como merece.

Publicidade

Leia Também

VITAMINAS PARA A PELE
  • DICAS PARA A PELE SAUDÁVEL, BRILHANTE E BONITA
  • É MELHOR COMER A FRUTA COM CASCA?
  • CONSEGUIR UMA PELE BONITA
  • WWW.VICHY.COM.BR, VICHY BRASIL

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>