Como preparar para fazer exercício

A atividade física não deve necessariamente levar-nos ao esgotamento em absoluto fazer-nos sentir dores. Devem-se tomar alguns cuidados levando em conta as características individuais de cada pessoa. Existem no entanto alguns princípios que se devem seguir ao praticar exercício físico:
fazer-exercicio
Existem diferentes fases para as que é preciso estar preparado antes de fazer exercício. Além disso, é preciso cuidar e entender o funcionamento do corpo antes de preparar-nos para o exercício. As fases são as seguintes:

* Pre-aquecimento: É de fundamental importância da mesma forma que o alongamento, porque aumenta a temperatura corporal e a força de contração muscular. Com isto se previne que possam ocorrer lesões musculares.

* O estiramento Estes exercícios devem fazer-se obrigatoriamente antes de iniciar a atividade física. Previnem lesões e dores musculares, aumentando a amplitude dos movimentos. É recomendável fazer estiramentos também quando se finaliza a atividade.
* O Horário: O melhor horário é quando temos o tempo suficiente para dedicar-lhe a esta atividade, mas como regra geral deve praticar com um intervalo de uma hora e meia pelo menos depois de haver comido e evitando fazer exercício à noite próximo ao momento de ir dormir. Se há exercício ao ar livre, é melhor evitar os horários de muito calor e sol. Para muitas pessoas o horário ideal é pela manhã porque se sentem mais descansados e com energia.
* Frequência: O ideal é manter uma frequência de três vezes por semana e em dias intercalados, porque assim a recuperação é mais completa. Os atletas aumentarão essa frequência a cinco vezes por semana e os dois dias de descanso serão programados para os dias posteriores ao treinamento mais forte.

Os que se exercitam para emagrecer deveriam realizar exercícios aeróbicos que se realizarão cinco dias por semana, mas com uma duração de trinta minutos por sessão e sem grandes esforços, com os correspondentes descansos.

A re hidratação é outro processo importante dentro das fases do exercício. O líquido para re hidratação nosso corpo não pode faltar ao exercitar-nos, pode ser água mineral, também podem tomar-se sucos e existem no mercado bebidas específicas que dão muito boa reposição de sais minerais que se perdem com o suor.

O banho depois dos exercícios: É conveniente esperar aproximadamente 15 minutos, para que o metabolismo caia a níveis mais baixos e depois tomar um banho de água tíbia, seguido por uma rápida ducha fria.

Seguindo estas práticas simples e tendo constância se chegará nos resultados desejados sempre.

Publicidade

Leia Também

DICAS PARA FAZER EXERCÍCIO
  • DURAÇÃO ADEQUADA DO EXERCÍCIO
  • Glúteos firmes sem ir à academia
  • Dicas para evitar e aliviar dores musculares
  • CAFÉ DA MANHÃ NUTRITIVO E FÁCIL DE PREPARAR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>